Pages

quarta-feira, 14 de maio de 2014

“Jabá”: O que é?


Você sabe o que é “Jabá?” Esse termo vem sendo muito usado não apenas na mídia, mas também no ramo musical. Na Internet foram localizados diversos conceitos para o termo, como: carne seca, fruta ou "presentes” pagos por fora da atividade profissional. Usaremos como referencia o ultimo termo citado, esclarecendo como algo que parecida tão longe do nosso cotidiano esta cada vez mais presente. Segundo Célio Cardoso, fundador da revista Cult e diretamente ligado a mídia, “Jabá” são matérias que não deveriam estar lá, são notícias mascaradas, não colocadas de maneira clara, só visando dinheiro, não é informação valida. A informação quando tiver nome, logomarca, endereço e telefone, é noticia paga. Se fosse editorial não teria nada disso, só mesmo a matéria, ou seja, são informações do veículo e não do cliente. Eu não faço matéria “fria”, se eu for falar de um carro, eu ouço primeiro o dono da concessionária e só falo sobre o carro. Se eu para falar do carro, colocar a foto do dono da concessionária e o nome desta, seria considerado "Jábá", porque a propaganda é do carro e não do dono da concessionária. Em televisão tem muito isso, você ver uma entrevista de um médico durante um programa e em seguida na hora do intervalo, aparece a propaganda da clinica do médico. Neste caso tudo indica que é um "Jabá", a entrevista do médico foi mascarada. Vou te dar um exemplo de "Jabá", uma matéria paga, agropecuária de Uberlândia movimenta a rede hoteleira da cidade, estamos prestando um serviço para as pessoas, agora quando você escuta junto com isso, falando que vai ter um show de um cantor, o ingresso é tanto, já esta mascarando tudo aí. Quando você ver uma matéria com excesso de adjetivo é noticia mascarada, tem dinheiro por trás. Quando você publica que uma coisa é melhor que a  outra, sem ser, você esta influenciando na vida das pessoas. Exemplo, você publica que um remédio é o melhor que existe, a pessoa toma e morre, e ai? Era noticia, estava publicado, como se tivesse sido aprovado pela ANVISA. Conforme o veículo de informação, que a noticia esta, já tem crédito, ou não. Muitas vezes as pessoas me procuram e me pedem para fazer uma homenagem a eles, eu não faço isso, premiar a empresa da pessoa, eu não invento prêmio, não é assim que funciona. Em tudo a gente tem que ter credibilidade, tanto no comercial, quanto no editorial. Tem que ter critério para publicar de forma correta. Noticia é o que muda a vida das pessoas, é um fato que represente mudança na vida da população de uma maneira não comercial, então eu enxergo trabalhos que mudam a vida das pessoas isso é noticia. “Jabá” é a parte comercial que muitas empresas usam como ferramentas do marketing para emplacar noticias mascaradas na mídia, que são de interesse comercial. Não existe propaganda boa para produto ruim. É a mesma coisa de eu fazer uma cirurgia plástica, eu vou pegar uma matéria de mídia espontânea que foi feito com uma medico falando que foi o melhor, e esse cara vai e mata uma pessoa. Ela influenciou negativamente,  era comercial. Então a gente tem um trabalho muito claro na Cult, o que são conteúdos comerciais e o que é noticia mesmo, responsabilidade social, cultura, teatro, tudo isso, a gente volta a falar o que muda a vida das pessoas, o que influência no dia a dia da gente acho que isso é noticia mesmo. Esclarecendo ainda que A prática foi criminalizada em 2006 pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados do Brasil, estabelecendo penas que variam de multa a detenção de um a dois anos. Um bom jornalista precisa estar inteirado nos termos usados atualmente, e sabendo como lidar com as interferências no meio da mídia.

 

Fontes:




 

0 comentários:

Postar um comentário