Você sabe o que é “Jabá?” Esse termo vem sendo muito
usado não apenas na mídia, mas também no ramo musical. Na Internet foram
localizados diversos conceitos para o termo, como: carne seca, fruta ou
"presentes” pagos por fora da atividade profissional. Usaremos como
referencia o ultimo termo citado, esclarecendo como algo que parecida tão longe
do nosso cotidiano esta cada vez mais presente. Segundo Célio Cardoso, fundador
da revista Cult e diretamente ligado a mídia, “Jabá” são matérias que não deveriam estar lá, são notícias mascaradas,
não colocadas de maneira clara, só visando dinheiro, não é informação valida. A
informação quando tiver nome, logomarca, endereço e telefone, é noticia paga.
Se fosse editorial não teria nada disso, só mesmo a matéria, ou seja, são
informações do veículo e não do cliente. Eu não faço matéria “fria”, se eu for
falar de um carro, eu ouço primeiro o dono da concessionária e só falo sobre o
carro. Se eu para falar do carro, colocar a foto do dono da concessionária e o
nome desta, seria considerado "Jábá", porque a propaganda é do carro
e não do dono da concessionária. Em televisão tem muito isso, você ver uma
entrevista de um médico durante um programa e em seguida na hora do intervalo,
aparece a propaganda da clinica do médico. Neste caso tudo indica que é um
"Jabá", a entrevista do médico foi mascarada. Vou te dar um exemplo
de "Jabá", uma matéria paga, agropecuária de Uberlândia movimenta a
rede hoteleira da cidade, estamos prestando um serviço para as pessoas, agora
quando você escuta junto com isso, falando que vai ter um show de um cantor, o
ingresso é tanto, já esta mascarando tudo aí. Quando você ver uma matéria com
excesso de adjetivo é noticia mascarada, tem dinheiro por trás. Quando você
publica que uma coisa é melhor que a
outra, sem ser, você esta influenciando na vida das pessoas. Exemplo,
você publica que um remédio é o melhor que existe, a pessoa toma e morre, e ai?
Era noticia, estava publicado, como se tivesse sido aprovado pela ANVISA.
Conforme o veículo de informação, que a noticia esta, já tem crédito, ou não.
Muitas vezes as pessoas me procuram e me pedem para fazer uma homenagem a eles,
eu não faço isso, premiar a empresa da pessoa, eu não invento prêmio, não é
assim que funciona. Em tudo a gente tem que ter credibilidade, tanto no
comercial, quanto no editorial. Tem que ter critério para publicar de forma
correta. Noticia é o que muda a vida das pessoas, é um fato que represente
mudança na vida da população de uma maneira não comercial, então eu enxergo
trabalhos que mudam a vida das pessoas isso é noticia. “Jabá” é a parte
comercial que muitas empresas usam como ferramentas do marketing para emplacar
noticias mascaradas na mídia, que são de interesse comercial. Não existe
propaganda boa para produto ruim. É a mesma coisa de eu fazer uma cirurgia
plástica, eu vou pegar uma matéria de mídia espontânea que foi feito com uma
medico falando que foi o melhor, e esse cara vai e mata uma pessoa. Ela
influenciou negativamente, era
comercial. Então a gente tem um trabalho muito claro na Cult, o que são
conteúdos comerciais e o que é noticia mesmo, responsabilidade social, cultura,
teatro, tudo isso, a gente volta a falar o que muda a vida das pessoas, o que
influência no dia a dia da gente acho que isso é noticia mesmo. Esclarecendo
ainda que A prática foi criminalizada em 2006 pela Comissão de Constituição e
Justiça da Câmara dos Deputados do Brasil, estabelecendo penas que variam de
multa a detenção de um a dois anos. Um bom jornalista precisa estar inteirado
nos termos usados atualmente, e sabendo como lidar com as interferências no
meio da mídia.
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